segunda-feira, 4 de junho de 2012

PCR promove capacitação para comerciantes de Casa Amarela que atuarão no São João 2012

Além dos empreendedores, participaram do evento representantes de diversos órgãos municipais e estaduais

A Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico (SCTDE) coordenou, na tarde desta segunda-feira (4), uma capacitação voltada aos empreendedores que atuarão no comércio de bebidas e alimentos no Sítio Trindade durante os 14 dias de festas deste São João. O encontro aconteceu no 15° andar do edifício sede da Prefeitura do Recife. “A capacitação foi realizada para podermos resgatar, juntamente com os empreendedores, os seus direitos e deveres com relação a este espaço público concedido pela Prefeitura, que é o Sítio Trindade. O principal objetivo é gerar renda para essas famílias de forma organizada”, explicou o diretor de Economia Solidária da SCTDE, João Monteiro. Durante os festejos juninos, trabalharão no Sítio 86 comerciantes, distribuídos em várias categorias, que vão das barracas aos vendedores de pipoca e espetinho.

Além da SCTDE, as palestras foram ministradas por representantes da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã (SDHSC) e de diversos órgãos municipais e estaduais, como a Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb); a Vigilância Sanitária; a Diretoria de Controle Urbano (Dircon); a Divisão de Defesa do Consumidor (PROCON-Recife); o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE); a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe); e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Cada um deles, com a função de esclarecer os empreendedores sobre as regras a serem seguidas durante as festividades, seus direitos e deveres.

Alguns dos assuntos abordados foram a correta manipulação dos alimentos; os horários de abastecimento e de acesso às barracas; a proibição de cobrança de consumação mínima nas mesas; como tratar os clientes e o cuidado no manuseio do botijão de gás. O assessor técnico da Diretoria de Limpeza Urbana da Emlurb, Ângelo Fonseca, por exemplo, destacou a importância da colaboração de todos na manutenção da limpeza no local. “Todos nós somos responsáveis pelo destino final do lixo que jogamos fora. Ele deve ser ensacado e descartado no local correto. Precisamos ser parceiros, cada um de nós deve fazer a sua parte”.

A presidente da Associação dos Comerciantes Informais de Casa Amarela, Salete Marques, estava presente e falou sobre a importância do encontro. “A parceria da Associação com a Prefeitura é muito importante, para que os nossos comerciantes tenham um estabelecimento de qualidade e saibam como manusear corretamente os alimentos. Estou muito feliz de estar aqui e saber que a maioria dos associados conseguirá alimentar a sua família dignamente, porque essa é a nossa luta”, completa Salete, que também é comerciante.

O diretor, João Monteiro, explicou como é feita a seleção dos comerciantes. “Primeiro, fizemos um acordo para que a Associação fosse fundada. Eles já eram atores daquela área, mas estavam desorganizados. Todo ano acontece uma seleção através de sorteio interno da associação, que é feito por categorias, e a partir daí essa relação é construída com a Prefeitura”, explicou.

Associação – A Associação dos Comerciantes Informais de Casa Amarela foi fundada há quatro anos e está localizada na Avenida Norte, próximo à Policlínica e Maternidade Professor Barros Lima, em Casa Amarela. Para mais informações sobre como fazer parte da Associação, o contato é: 8602.3198.


fonte : Prefeitura do Recife

Nenhum comentário:

Postar um comentário