Exposições

     MODA CONTEMPORÂNEA MADE IN PERNAMBUCO 

                                 Carnaval do Recife abre espaço para estilistas no coração da folia

Convivência, vitrine e comércio. Estes são os três pilares que baseiam o espaço Ocupação Moda Cultural, que a Prefeitura do Recife, por meio da Fundação de Cultura, inaugurou neste sábado (04) no Paço Alfândega (Bairro do Recife). Instalado numa área de 900 m² no primeiro piso do centro de compras, com ar refrigerado e vista para o Cais da Alfândega, o espaço reúne a produção de 25 estilistas atuantes no mercado local, que estarão comercializando pessoalmente seus produtos, entre acessórios e roupas, até a sexta-feira (17).
Nesse período, serão realizados quatro desfiles, sempre às 19h, começando na terça-feira (07) com o desfile de lançamento da grife do Carnaval, que este ano terá como inspiração a pintura de José Cláudio, o artista plástico que é um dos homenageados da festa junto com o cantor Alceu Valença.
O projeto Ocupação Moda Cultural veio aperfeiçoar o trabalho de moda que já era realizado pela Prefeitura do Recife durante o Carnaval, com os desfiles sendo realizados na programação da tenda eletrônica. “No modelo anterior, a moda era apenas exibida na passarela. Agora completamos a cadeia produtiva da moda, patrocinando também este espaço para o comércio”, comemora a presidente da Fundação de Cultura do Recife, Luciana Félix.
A presidente ressalta, ainda, o caráter de vitrine que o Carnaval do Recife proporciona aos artistas do Estado. “Música, dança e artes cênicas já têm esta visibilidade na festa. A Ocupação Moda Cultural vem proporcionar esta visibilidade também aos artistas da moda”, resume Luciana Félix.
Ambiente – Móveis, sofás, pufs e objetos antigos, como uma cadeira de dentista costumizada, compõem a decoração do espaço, junto com as pinturas de José Cláudio em grandes tamanhos produzidas especialmente para o Carnaval 2012. Uma passarela, um imenso tapete vermelho, corta o espaço ao meio.

A gerente de Moda da FCCR, Carol Monteiro, explica que a ambientação diferenciada segue o conceito de ocupação e convivência que orientam o projeto. “A curadoria buscou um olhar diferenciado da moda, até na forma de expor a roupa. Aqui não temos estandes de estilistas. É como um multimarcas. As peças estão separadas por estilo. É um espaço coletivo, que segue o conceito de ocupação”, afirma.
Desfiles - Há opções para todos os bolsos e estilos. Nem tudo são itens para o Carnaval. As peças são assinadas por nomes como Xuruca Pacheco, Jaílson Marcos, J.OHS para Melk Zda, Gustavo Silvestre, Walério Araújo, Sérgio Leão, Jack Mugler, Paulinho Ricardo, Carol Azevedo, Amanda Barcala, Joana Gatis, Gabi Fonseca, Lady J, Maria Ribeiro e Beto Normal. As grifes Sutil, É Tudo Criações, Calma Monga!, Arena 21, Alinhada, Mimo Calçolas, Psiq, Acre e Bota Fé também estarão presentes.
O público ainda terá a oportunidade de assistir aos desfiles das coleções dos estilistas Walério Araújo (12) e Gustavo Silvestre (14). O último, na quinta (16), reunirá a produção do Coletivo Ocupação Moda Cultural, com produtos de todos os estilistas participantes.
SERVIÇO:
Ocupação Moda Cultural
Quando: de 4 a 17 de fevereiro
Local: 1º Piso do Paço Alfândega, Bairro do Recife
Horário: Todos os dias, das 12h às 22h
Desfiles: dias 7, 12, 14 e 16 de fevereiro, às 19h
  
Fonte : Prefeitura do Recife


                    Exposição do curso de fotografia da Unicap

A Arte Plural Galeria dá o pontapé inicial do calendário de 2012 e abre suas portas para a primeira exposição do ano. O espaço recebe os trabalhos dos primeiros concluintes do curso de Fotografia da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), de 17 a 31 de janeiro. Sob a curadoria da professora e fotógrafa Yêda Bezerra de Mello, a mostra reúne 26 imagens, uma de cada aluno, produzidas ao longo do curso - principalmente, durante a disciplina Montagem de Portifólio e Curadoria – e estarão à venda para quem interessar.

 Lana Pinho
As datas e locais das fotos são bem diversos. Algumas foram desenvolvidas em São José do Belmonte, como é o caso do aluno Henrique Santos com sua “Cavalhada Zeca Mirom”. Outras foram captadas em Olinda, cidade escolhida por Lana Pinho para a imagem “Ode ao meio-dia”. A seleção das fotografias que iriam compor a exposição ficou por conta dos próprios fotógrafos, com idades que variam de 18 a 45 anos. Cada um escolheu a sua preferida. 
Carol  Souza 
A fotógrafa Carolina Sousa optou pelo recorte de uma Gérbera para expor na mostra. “A imagem faz parte de um ensaio que eu fiz sobre a produção de flores em Pernambuco, que mostra desde o plantio das mudas até a chegada delas às lojas e sua distribuição para as mais diversas funções. Foi uma experiência muito interessante, pois quando vemos as flores numa floricultura ou na decoração de algum casamento não temos ideia de como é trabalhoso e meticuloso o cuidado para que elas sejam assim tão bonitas e perfeitas”.

Flávio Costa
Coloridas e P&B, as imagens trazem recortes de paisagens, pessoas, animais e objetos diversos. Os trabalhos foram produzidos em câmeras digitais e impressos no Atelier de Impressão, referência na reprodução de imagens em altíssima qualidade, que funciona dentro da Arte Plural Galeria. O papel utilizado foi o Canson.Polimetacrilato de Metila, usando acrílico cristal.


Serviço:
Exposição do curso de Fotografia da Unicap;
Vernissage: 17 de janeiro;
Período de visitação ao público: de 18 a 31 de janeiro - terça a sexta, das 13h às 19h; sábados e domingos, das 16h às 20h;
Na Arte Plural Galeria, Rua da Moeda, 140, Bairro do Recife - Recife - PE;
Entrada franca;

Informações: (81) 3424.4431.                                           


Fonte : Agenda Cultural do Recife



ARTESÃOS DO PRODARTE GANHAM ESPAÇO NAS TRADICIONAIS FEIRINHAS DE ARTESANATO 

Os artesãos que participam do Programa de Desenvolvimento do Artesanato (Prodarte) da Secretaria de Ciência Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Recife, ganharam a oportunidade de comercializar os seus produtos em duas feirinhas nos bairros do Recife e Boa Viagem. No Recife antigo, a feirinha acontece neste domingo (22) na Avenida Barbosa Lima, tendo início às 13h e seguindo até as 22h. Arranjos florais, bolsas, bonecas, artigos pedagógicos entre outros objetos de artesanato serão oferecidos por 43 artesãos. Outros 18 profissionais associados ao programa que trabalham com a venda de alimentos oferecerão tapioca, acarajé, pastel, canjica e chocolates caseiros. 

Já na tradicional feira de artesanato, realizada na pracinha de Boa Viagem, 212 participantes do Prodarte já estão expondo os seus trabalhos em bijuterias, artigos em couro, vestuário e comidas típicas. Nesta época de alta estação a feira acontece durante toda a semana. O público pode visitar a feira entre as 14h e 22h, nos dias úteis, e, no final de semana, das 10h às 22h.

Aos artesãos interessados em participar das feiras, é necessário realizar o cadastro e apresentar uma mostra das peças na sede do Prodarte, que funciona no térreo da Prefeitura do Recife, situada na Avenida Cais do Apolo, 925, no bairro do Recife, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h. A inscrição é gratuita. Os artesãos cadastrados têm a oportunidade de apresentar o trabalho que realizam em feiras e eventos realizados na cidade. Durante a 9ª edição da Feira Nacional de Artesanato (FenaHall), realizada no Recife e encerrada no último dia 15, 41 artesãos e seis grupos de economia solidária que participaram do estande adquirido pela Prefeitura do Recife comercializaram 623 artigos resultando num faturamento de R$ 12.217,00 totalmente revertido para os participantes.
Fonte : Prefeitura Do Recife








MUSEU MURILLO LA GRECA RECEBE A EXPOSIÇÃO “JOVENS DESIGNERS”
12:44 Sexta-feira, 21 de Outubro de 2011




Projeto apresenta 40 produtos originais desenvolvidos por universitários de todo o Brasil.

FONTE: PREFEITURA DO RECIFE 
O Museu Murillo La Greca, equipamento cultural da Prefeitura do Recife, recebe mais uma exposição que explora a inovação. Depois de abrigar a mostra e feira itinerante “Desvenda”, com arte em diversos suportes e linguagens, o museu abre espaço para o design de produtos com a exposição “Jovens Designers”, que chega ao Recife, após grande sucesso em São Paulo. São 40 projetos desenvolvidos por universitários de todo o Brasil, com destaque para os seis que foram premiados que serão expostos no Salone Satellite 2012, em Milão (Itália). A abertura da mostra acontece neste sábado (22), às 20h. A exposição segue em cartaz no Museu Murillo La Greca até o dia 13 de novembro. O acesso é gratuito. 

O projeto “Jovens Designers” está na sua 4ª edição e tem trabalho voltado para estudantes de design de produto de todo o País, com o intuito de estimular a formação de novos talentos, difundir a cultura do design e contribuir para o desenvolvimento criativo. Na exposição, os visitantes irão conhecer de perto o trabalho dos futuros designers brasileiros e acompanhar suas ideias e inspirações. 

Esta edição do projeto “Jovens Designers” foi organizada em sete nichos: Entreter, Acolher, Integrar, Facilitar, Deslocar, Vestir e Morar. Cada um deles contém produtos com utilidades específicas como passatempo e distração, proteção e conforto, conexão, manuseio de interfaces, processos de locomoção, tendências de moda e necessidades no espaço residencial, respectivamente. O design é trabalhado sempre buscando soluções originais e eficientes para agregar novos valores a produtos e serviços.

CONHEÇA ALGUNS PRODUTOS
O aluno Caio Mendes Souza, de Minas Gerais, desenvolveu a Neuro, luminária interativa inspirada nos neurônios. A peça permite que o usuário personalize seu próprio objeto, que pode ser utilizado não somente como luminária, mas também como divisória de ambientes, conectando quantos “neurônios” quiser.

A aluna Francine Velho Daniel, do Rio Grande do Sul, criou acessórios femininos em couro, com restos e falhas da empresa Ooze Leather. As peças unem sustentabilidade e moda e fazem parte da coleção Circular Montion. O produto é exclusivo, já que nenhum descarte é igual ao outro, e foi projetado para não necessitar do uso de cola.

Os alunos Jean Carlos Loiola Portes, Luana Rodrigues de Barros e Sérgio Marques da Silva desenvolveram o equipamento de transferência de pacientes (ETP). A peça foi concebida para facilitar o transporte de pacientes de hospitais e clínicas médicas de um leito para a cadeira de rodas, de uma maca para o leito, interagindo com qualquer equipamento pelo qual o paciente deva ser transferido.

A aluna Isabelle Gurgel Mota Saraiva criou o adaptador universal de talher, destinado a crianças com deficiência motora. Sua forma diferenciada proporciona maior interação do produto com o usuário, assim como conforto na sua utilização e estimulo ao uso do mesmo. Os alunos Rafaely Bernardineli e Bruno Silveira Camargo criaram o brinquedo Baboo, lúdico-educativo em madeira, para crianças de 2 a 5 anos (pré-escolar), que proporciona um desenvolvimento psicomotor, facilitando a interpretação do mundo e colaborando no aprendizado escolar.

O projeto Tsukami foi desenvolvido pelo aluno Renato Marquezin de Oliveira. A proposta de desenvolvimento deste projeto consiste em criar um novo design de calçado, tomando como princípio a filosofia do Origami e do Tangram, repensando a idéia de “vestir o pé”. 

Serviço:

Exposição “Jovens Designers”
Abertura: sábado (22), às 20h
Visitação até 13 de novembro 
Horário: De terça a sexta, das 9h às 17h. Sábados e domingos das 13h às 17h
Museu Murillo La Greca: Rua Leonardo Bezerra Cavalcanti, 366 – Parnamirim
www.jovensdesigners.com.br





Festival Pernambuco Nação Cultural chega à Mata Sul do Estado
De 17 a 22 de outubro, Palmares e mais sete cidades da região vão abrigar ações de difusão e formação cultural

Terra de grandes poetas, primeiro município a possuir um teatro no interior de Pernambuco, Palmares, também chamada de Atenas Pernambucana, por ter sido berço de renomados e importantes poetas Pernambucanos, recebe a próxima etapa do Festival Pernambuco Nação Cultural. Como tem acontecido em todas as regiões, a descentralização é a marca do circuito, levando ações de linguagens artísticas e de formação a mais sete cidades da Mata Sul pernambucana: Água Preta, Barreiros, Catende, Gameleira, Rio Formoso, Tamandaré e Vitória de Santo Antão.

As chuvas que devastaram parte da cidade, ano passado, impediram o festival de acontecer na região. Este ano, o Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura e Fundarpe, estão investindo em diversão, arte e formação, entre os dias 17 a 22 de outubro. Nesse período a população de todas as cidades terá acesso gratuito a ações de artes cênicas, literatura, audiovisual, fotografia e artesanato. A música, como principal agregadora de público, estará presente com palcos de grandes shows no centro de Palmares, além de apresentações de artistas mais populares e ligados à tradição, que se apresentarão no palco da praça Paulo Paranhos.

Através de ações descentralizadas espalhadas pelos quatro cantos do Estado, o FPNC visa fomentar a formação cultural, valorizando as manifestações artísticas de cada região. A iniciativa é parte de uma política pública adotada pela Fundarpe desde 2007, que a cada ano estabelece um calendário anual cobrindo todas as 12 Regiões de Desenvolvimento, através de parcerias com os municípios parceiros.

SHOWS – A programação do palco principal, localizado no Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, no centro de Palmares, dará espaço não só a estrelas já consagradas, mas também servirá de vitrine para que novos artistas apresentem seu trabalho. Na sexta-feira (21), a partir das 20h, o público confere os shows de Cikó Macedo, Renata Rosa, Silvério Pessoa, Petrúcio Amorim e Geraldinho Lins. No sábado, a partir das 21h, apresentam-se Zé Ripe, Edilza, Maciel Salú, Orquestra Contemporânea de Olinda e Elba Ramalho.

PALCO REGIONAL – A partir de terça até sexta-feira (21), terão início as atividades do Palco de Cultura Popular, localizado na Praça Paulo Paranhos, centro da cidade, sempre às 18h. Nela se apresentarão artistas da região da Mata Sul como o Samba de Matuto Leão do Norte, Os Kabras do Rio, Emboladores Mirim, Aurinha do Coco, Reginaldo Violeiro, e muitos outros.

LITERATURA – Projeto já consagrado nos festivais de Garanhuns, Gravatá e Petrolina, o A Gente da Palavra chega a Palmares nos dias 21 e 22, com participação dos poetas Mariane Bígio, Artur Rogério e outros da região. Eles levam poesia até as pessoas, indo até suas casas e trabalho. Outra ação importante desta linguagem, inédita nos festivais, é o projeto Literatura nas Paradas. Os poetas fazem “ponto” nas paradas de ônibus, recitando poesias para as pessoas que estão em trânsito pela cidade e disponibilizando a todos uma minibiblioteca ambulante.

AUDIOVISUAL – A mostra itinerante Cinema na Rua, durante toda a semana do festival, passará por Palmares, Água Preta, Barreiros, Catende, Gameleira e Rio Formoso, exibirá durante a semana os seguintes filmes: Faço de Mim o que quero, de Sérgio Oliveira e Petrônio de Lorena; Até onde a vista alcança, de Felipe Peres Calheiros; Aqui mora uma pessoa feliz, de Jean Santos; Jumento Santo e a Cidade que acabou antes de começar, de Leonardo Domingues e William Paiva; Incenso, de Marcos Hanois e Vou Estraçaiá, de Tiago Leitão.

OFICINAS – Entre os dias 18 e 21, cerca de quase 30 ações de formação serão ministradas por técnicos da Fundarpe, que irão se espalhar pelos municípios da Mata Sul, dando oficinas dos mais variados temas como iniciação à fotografia, montagem de rádios comunitárias, fanzines, filmagem e edição de vídeos, entre muitos outros. Dessa forma, o FPNC objetiva plantar uma semente em cada cidade, possibilitando ao público a chance de adquirir conhecimentos importantes para sua profissionalização.

Fonte: http://www.nacaocultural.pe.gov.br



A estátua de Davi, de Michelangelo, produzida pelo estatuário Cervietti Franco & Cia, de Pietrasanta, na Toscana (Itália), faz parte do acervo do Instituto Ricardo Brennand. Ela é uma das cinco réplicas existentes no mundo, única em toda a América Latina. Foi esculpida em mármore branco e possui todas as características da peça original, concluída em 1505. O museu também expõe trabalhos de pintores que retrataram o Brasil nos séculos passados, como Frans Post, Schlappriz, Rugendas, Telles Júnior e Facchinetti. Há ainda uma coleção de armas, armaduras, obras de arte e antiguidades de vários séculos, além de esculturas de cera que retratam o julgamento de Fouquet. O museu é formado por dois grandes castelos. Horário: terça a domingo, das 13h às 17h. Entrada: R$ 15 (inteira) R$ 5 (meia). Crianças até 7 anos entram de graça. Informações: 2121-0352. Até 31 de dezembro.


FONTE:agendadorecife.com.br