terça-feira, 6 de março de 2012

Exposição Lua Gonzaga volta ao Recife

Fonte : Prefeitura do Recife

A Exposição Lua Gonzaga, do Memorial Luiz Gonzaga (Fundação de Cultura Cidade do Recife), retorna ao Recife depois do circuito pelo Sertão pernambucano, durante o segundo semestre de 2011. A mostra será inaugurada na próxima segunda–feira (5), às 8h 30,  no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire.

A exposição Lua Gonzaga traz textos e imagens acerca da vida e trajetória do Rei do Baião e faz parte das diversas comemorações pelo centenário do artista, realizadas pela Prefeitura do Recife. A mostra fica em cartaz durante todo o mês de março no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, localizado na Rua Real da Torre, 299, Bairro da Madalena, Recife – PE.

Luiz Gonzaga - Representante maior da música popular nordestina, Luiz Gonzaga interferiu decisivamente na trajetória da música brasileira ao introduzir no cenário nacional os ritmos do sertão e do nordeste – toadas, xotes, xamegos, baiões, xaxados, marchinhas, emboladas. Ao reencontrar-se com suas raízes musicais, ajudou a moldar a identidade nordestina no imaginário do Brasil, imprimindo ao acordeon das valsas e tangos, a partir da década de 40 do século XX, uma nova musicalidade. A partir daí, a sanfona adquiriu nova personalidade.

Na sua busca obstinada pela essência sertaneja, Luiz Gonzaga encontrou nos arquivos da memória os instrumentos musicais para compor uma orquestração diferenciada, com o sotaque de sua terra, criando o primeiro trio de sanfona, zabumba e triângulo. Na vestimenta dos cangaceiros e vaqueiros, encontrou sua personalidade estética. Sua influência não pode ser mensurada. É a tradução musical e imagética da própria alma nordestina definitivamente inscrita no cenário brasileiro. Se fosse vivo, Luiz Gonzaga completaria 100 anos de idade, no próximo ano, em 13 de dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário