sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

CARNAVAL DO RECIFE INSPIRA OBRAS E DITA MODA


Além de uma vasta programação de shows, a festa terá exposições, grife temática e lançamento de livro sobre tradicionais blocos recifenses
Restaurar, resgatar e reinventar a festa mais democrática do mundo. Esses são alguns dos objetivos da Prefeitura do Recife durante a comemoração do Carnaval  2012, que mais uma vez reúne toda a riqueza cultural que a capital pernambucana oferece: frevo, maracatu, caboclinhos e samba, artes plásticas, moda e literatura numa só festa tradicionalmente famosa no mundo inteiro pelo seu caráter multicultural.
Programação musical à parte, o Carnaval do Recife também é enriquecido por projetos especiais que incluem outros segmentos culturais. Um deles é o livro lançado anualmente, sempre com o objetivo de divulgar as tradições carnavalescas da cidade. A obra literária lançada este ano será em homenagem a dois dos mais tradicionais blocos da cidade, o Batutas de São José e o Banhistas do Pina. “Sereno... Serenatas...Carnavais! 80 Anos do Batutas e Banhistas” é o título do livro em homenagem ao octagésimo aniversário das agremiações.
Com 130 páginas, a publicação reúne dois livros em um, com registros de memórias e relatos de antigos integrantes dos blocos, amantes do Carnaval, historiadores e antropólogos. O conteúdo também inclui pesquisas documentadas de campo, além de vasto ensaio fotográfico. O lançamento do livro será no dia 9 de fevereiro, Aniversário do Frevo, a partir das 19h, no Pátio de São Pedro.
Além de inspirar escritores e historiadores, o Carnaval do Recife também dita moda. A Grife do Carnaval Multicultural, que também faz parte dos projetos especiais, tem vestido folionas e foliões com elementos, temas, e tons que caracterizam a folia. Tratam-se de peças como camisas e regatas femininas e masculinas, vestidos, bermudas e bolsas, em 15 modelos assinados pela estilista Bete Paes, que este ano criou ilustrações que remetem à obra do artista plástico José Cláudio, um dos homenageados do carnaval 2012. 
As peças são ilustradas com estamparias personalizadas por padronagens representativas do Carnaval 2012, ou seja, pela própria obra do homenageado, o artista plástico José Cláudio, que irá decorar as ruas do Recife durante a festa multicultural. Confeccionadas pela Arte Mídia Humana, as peças serão comercializadas no Shopping Paço Alfândega, na loja oficial da grife que funcionará na Central do Carnaval no Terminal Marítimo de Passageiros, no Marco Zero e em boutiques da cidade.
Como tudo que faz história é digno de exibição, durante os dias de carnaval a prefeitura do Recife também promove uma exposição sobre a vida e obra dos homenageados do ano. O objetivo é que o folião possa se informar sobre a trajetória dos dois homenageados, no caso deste carnaval, o compositor Alceu Valença e o Artista Plástico José Cláudio. Sobre os dois serão expostos textos informativos e uma espécie de linha do tempo, que inclui réplicas do artista.

Fonte; Prefeitura do Recife

Nenhum comentário:

Postar um comentário