terça-feira, 20 de dezembro de 2011

RECIFE CELEBRA O NATAL COM O BAILE DO MENINO DEUS



 Fonte : Prefeitura do Recife
Espetáculo ao ar livre, patrocinado pela Prefeitura do Recife, acontece no Marco Zero
 
Durante os dias 23, 24 e 25 de dezembro, o Marco Zero recebe o espetáculo “Baile do Menino Deus - Uma Brincadeira de Natal”. Aberta ao público, a montagem realizada pela Relicário Produções, com patrocínio da Prefeitura do Recife, Ministério da Cultura e Governo do Estado de Pernambuco, integra a programação do Ciclo natalino e comemora 28 anos de criação.

Diferente de muitas outras partes do Brasil, onde o período natalino é comemorado com Papai Noel, pinheirinho enfeitado, renas, trenó e boneco de neve, o Recife destaca os três principais personagens do Natal: Jesus, José e Maria. Estes e outros como, como o Mateus, o Jaraguá, a Burrinha Zabilin, a Ciganinha e o Anjo Bom fazem parte do grande espetáculo de Ronaldo Correia de Brito, Assis Lima e Antônio Madureira, que atrai 60 mil pessoas a cada nova edição.

No enredo, os atores Arilson Lopes e Sóstenes Vidal vivem os dois Mateus que, juntos a um grupo de crianças, tentam abrir uma porta para celebrar o nascimento do Menino Jesus, com o consentimento de Maria (Sandra Rino) e José (Tatto Medinni). A dupla principal é acompanhada por dois novos personagens da encenação em momentos pontuais, ambos com aspecto de Arlequins (Jorge de Paula e Renata Rosa), entre o terreno e o celestial, espécies de guias dos dois Mateus para mostrar o caminho até a casa e à celebração. 

O espetáculo é encenado pelo oitavo ano consecutivo no formato cantata natalina, com trilha sonora executada ao vivo por orquestra (15 instrumentistas), coro adulto (13 cantores, com preparação do próprio José Renato Accioly) e infantil (12 crianças, com preparação de Célia Oliveira), além da participação dos cantores solistas Silvério Pessoa, Virgínia Cavalcanti, Jadiel Gomes e, estreando este ano, Renata Rosa. Dez bailarinos também compõem o elenco, com coreografias totalmente renovadas por Sandra Rino. Outra novidade deste ano é que, antes do espetáculo começar pontualmente às 20h, os próprios bailarinos do elenco vão apresentar um trabalho coreográfico de Sandra Rino no estilo contemporâneo.

“O que pretendia ser apenas uma brincadeira de Natal para os nossos filhos e amigos, se transformou no espetáculo mais encenado no Brasil. E quando falamos em encenação, não nos referimos às grandes montagens para teatro. Lembramos, sobretudo, as encenações em escolas públicas e particulares, no meio da rua, nas praças, para crianças, jovens e pessoas de todas as idades, em assentamentos de sem terra, comunidades indígenas, abrigos de idosos, centro de cidades e periferias, em palanques monumentais ou salas apertadas. Em qualquer lugar e para qualquer público o encantamento é o mesmo”, diz Ronaldo Correia de Brito, autor de livros de sucesso como Livro dos Homens (2005), Galiléia (2008) e o recente, Retratos Imorais (2010). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário