quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

PARQUE DONA LINDU RECEBE ESPETÁCULO “O QUEBRA-NOZES”

Fonte :prefeitura do Recife

Apresentação será realizada com a Orquestra Sinfônica do Recife e o Ballet da Cidade do Recife, com o palco aberto para a esplanada



Lú Streithorst

A Prefeitura do Recife preparou um espetáculo natalino especial para o Parque Dona Lindu, localizado na Avenida Boa Viagem. O balé de repertório “O Quebra-Nozes” (Rússia, 1892), encenado em todo o mundo, será apresentado pela Orquestra Sinfônica do Recife (OSR) e pelo Ballet Cidade do Recife, numa união inédita que promete encantar o público. O espetáculo é apresentado neste domingo (18), às 18h, com o palco do Teatro Luiz Mendonça voltado para o pátio do parque. O acesso é gratuito. Para acomodação da plateia, serão dispostas 2.000 cadeiras ao ar livre. O evento integra a programação do Ciclo Natalino do Recife, com realização da Secretaria de Cultura.
É importante destacar que a apresentação de um balé com música executada ao vivo por orquestra não acontece no Recife há cerca de 40 anos. Geralmente, as companhias de dança têm se apresentado com música gravada. Por isso, o maestro Osman Gioia está entusiasmado com a apresentação deste domingo (18). “Será uma honra para a orquestra executar ‘O Quebra Nozes’, uma peça tipicamente natalina, junto com um balé, algo que há muitos anos não se faz no Recife. O público com certeza se emocionará”, afirma o maestro.
Com regência do maestro Osman Giuseppe Gioia, o espetáculo inicia com a OSR sozinha no palco para a execução da abertura composta pelo russo Tchaikovsky (1840 – 1893). Em seguida, o Ballet Cidade do Recife, dirigido e produzido por Fátima Freitas, entra em cena, ao som da OSR, para apresentar o segundo ato da história da menina sonhadora Clara, que ganha como presente de Natal do seu padrinho, um velho mágico, um boneco em forma de “Quebra-Nozes”.
No segundo ato, Clara e o Quebra-Nozes seguem para o Reino dos Doces. Ao chegarem são recebidos pelos anjos juntamente com a Fada Açucarada que convoca seus súditos, que dançam representando diversos países: Chocolate (Espanha), Café (Arábia), Chá (China), especiarias raras no século 19. Em seguida, a dança segue com os pirulitos (Rússia), mirlitons e buffons, até o grande momento da Valsa das Flores, sucedido por pas-de-deux da Fada Açucarada com o Príncipe do Açúcar. A apresentação tem duração de 50 minutos.
A montagem pernambucana do famoso balé, com coreografia original de Marius Petipa (1818-1910), foi ensaiada por dois meses pelo Ballet Cidade do Recife, sob a orientação de Eduardo Freire, Isabel Ferreira e Thereza Rachel Freitas. A encenação conta com 31 bailarinos, selecionados entre diversas companhias e escolas de dança como o projeto Ária Social, Carol Lemos, Studio Dança, Balé Cláudia São Bento, Balé Gonzáles e Academia Fátima Freitas, e corpo de baile formado por 12 crianças, que interpretam os anjinhos.
Os solistas centrais que interpretam Clara e o Quebra-Nozes são responsabilidade de dois adolescentes talentosos - Luanna Gondim, de 13 anos, e Alexander Kaden, 14 anos. Luanna estuda há um ano como bolsista na escola do renomado Balé Bolshoi e está de passagem pelo Recife. Já Alexander está se despedindo dos palcos pernambucanos, pois ganhou bolsa para estudar na Ópera de Viena. Os primeiros bailarinos são Juliana Siqueira e Luiz Ruben Gonzagales, que interpretam a Fada Açucarada e o Príncipe do Açúcar. O elenco conta ainda com cinco solistas: Raphaela França, Rayssa Carvalho, Eduarda Santoro, Brenda Scheptini e Rafael Justino. O espetáculo tem figurino de Marcondes Lima, adereços de Henrique Celibi, maquiagem de Fábio Andrade e iluminação de Thiago Santos.
SERVIÇO:“O Quebra-Nozes”, com a Orquestra Sinfônica do Recife e Ballet Cidade do Recife
Domingo (18), às 18h
Parque Dona Lindu – Avenida Boa Viagem, s/n
Informações: (81) 3355.9821

Nenhum comentário:

Postar um comentário