quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

NATAL DO RECIFE VALORIZA TRADIÇÕES E ARTISTAS LOCAIS

 Fonte : Prefeitura do Recife
Pátio de São Pedro conta com atrações na sexta (23) e sábado (24). Já o Sítio da Trindade tem festa no domingo (25)
A Prefeitura do Recife preparou uma programação para que recifenses e turistas possam vivenciar o Ciclo Natalino a partir de tradições populares do período e artistas locais. A programação gratuita destaca pastoris, bois e corais, além de artistas locais e orquestras. O Pátio de São Pedro, no bairro de São José, e o Sítio Trindade, em Casa Amarela, na Zona Norte da cidade, contam com programação nos dias 23, 24 e 25 de dezembro.
Os festejos do “Natal no Coração” são iniciativa da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife. O Ciclo Natalino ainda conta com programação nos polos descentralizados de Peixinhos, Ibura, Morro da Conceição e Brasília Teimosa.
O Pátio de São Pedro, histórico reduto da cultura popular, abriga nesta sexta (23) apresentações tradicionais, a partir das 18h. Para que todos entrem no clima da festa cristã, a Associação Oásis da Liberdade apresenta cantata natalina com crianças, que também interpretam um presépio vivo, lembrando o nascimento de Jesus. No repertório, estão músicas como “Noite Feliz”, “Jesus Aniversariante”, “Pinheirinho de Natal”, “Hoje é Dia de Alegria”, “A Voz do Brasil” e “Vem que está chegando o Natal”.
A partir das 19h40, o pastoril infanto-juvenil religioso Campinas Alegres, da comunidade do Ibura, mostra a costumeira disputa entre os dois partidos: o Azul e o Encarnado. Com 40 anos de fundação, o grupo é um dos mais tradicionais pastoris do Recife. Em seguida, a festa continua com apresentações do Boi Estrela e do Boi Tatatá.
No sábado (24), véspera de Natal, o Pátio recebe shows de artistas pernambucanos, que apostam em trabalhos autorais. A partir das 20h, a noite conta com o rock com sotaque pernambucano da W2 RockBand, que lança DVD com músicas próprias, e com o reggae da banda Brasáfrica.
Em seguida, a cantora Ylana sobe ao palco para apresentar repertório do seu primeiro CD, que será lançado em 2012. O show une canções compostas desde a década de 30 a músicas inéditas, todas de compositores pernambucanos de diferentes gerações como Capiba, Jorge Du Peixe, Alceu Valença, Junior Barreto, Isaar e Siba. Na apresentação, preparada especialmente para o Natal, Ylana ainda empresta sua voz para músicas de pastoril e releituras de Roberto Carlos, Edson Gomes e Marisa Monte. Ao lado da cantora, a banda é composta por Lucas dos Prazeres (Percussão), Chico Tchê (Baixo), Pernalonga (Bateria), Yuri Queiroga (Guitarra), Parrot (Sax), Deco (Trombone) e Augusto França (trompete).
A programação do Pátio continua com shows das bandas Plugins e Combo Percussivo, que lançam DVD e CD respectivamente. Com cinco anos de formação, a Plugins aposta no rock and roll, com arranjos que remetem ao hip hop. Já a Combo Percussivo, criada em 2007, tem como líder o percussionista Gilmar Bolla 8, da banda Nação Zumbi. Neste projeto, Gilmar também atua como vocalista em músicas que misturam ritmos afro-brasileiros de forma bastante peculiar.
No domingo (25) de Natal, o Sítio Trindade, espaço de cultura e lazer da Zona Norte, conta com festa popular reunindo pastoril, grupos musicais de projetos sociais e orquestras populares. A partir das 17h, o Pastoril Fátima Marinho e o grupo Pipoquinha apresentam repertório religioso com músicas instrumentais, e profano, com frevo-de-bloco e coco de umbigada. Na ocasião, o grupo lança a terceira edição do CD com livreto O Nosso Pastoril.
A festa continua com o talento da Banda Segnos (composta por nove músicos cegos formados no primeiro curso de Teoria Musical em Braille, da Associação Cultural e Assistencial dos Artistas de Pernambuco), e da Banda Cervac Força Especial, do Centro de Reabilitação e Valorização da Criança (Cervac). As orquestras Free Baile, Pop Galdemam e Junior Seresta também se apresentam durante a noite, com repertório eclético com musicas dos anos 60 e 70, jazz, mambo, rock brasileiro dos anos 80 e frevo.

Confira a programação:
PÁTIO DE SÃO PEDRO
SEXTA (23)
18h - Presépio vivo
19h - Coral Oásis da Liberdade
19h40 - Pastoril Campinas Alegres
20h30 - Boi Estrela
22h - Boi Tatata
SÁBADO (24)
20h - W2rock Band
21h - Brasáfrica
22h - Ylana
23h - Plugins
0h30 - Combo Percussivo
SÍTIO TRINDADE
DOMINGO (25)
17h - O nosso Pastoril Fátima Marinho e grupo Pipoquinha
18h - Banda Cervac Força Especial
19h - Junior Seresta
20h - Orquestra Free Baile
21h - Banda Segnos
22h - Orquestra Pop Galdemam

Nenhum comentário:

Postar um comentário