sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Alceu Valença e José Cláudio são os homenageados do Carnaval 2012 do Recife


JOÃO DA COSTA ANUNCIA HOMENAGEADOS DO CARNAVAL 2012 
Fonte : Prefeitura do Recife

Fotos: Fernando Silva
Prefeito anunciou os homenageados do Carnaval Multicultural 2012
Prefeito anunciou os homenageados do Carnaval Multicultural 2012
Alceu Valença e José Cláudio são os homenageados
Alceu Valença e José Cláudio são os homenageados
O artista plástico José Cláudio e o cantor Alceu Valença são os receberão reverência da capital pernambucana no Carnaval Multicultural do Recife 2012
O prefeito João da Costa anunciou, na manhã desta quinta (1), os homenageados do Carnaval Multicultural 2012. Dessa vez a Prefeitura do Recife rende homenagens a dois ícones que abrilhantam a história e a cultura da capital pernambucana: o músico Alceu Valença e o artista plástico José Cláudio. As experiências de vida e o trabalho desses dois nomes motivaram a Prefeitura do Recife a fazer essa justa homenagem.

O anúncio contou com a presença do secretariado, funcionários e de artistas como Claudionor Germano, Belo X e Ramos Silva. “As obras dos dois por si só justificam a nossa escolha e essa homenagem, pois revelam a beleza e a identidade do povo pernambucano. Carnaval é a síntese da cultura dessa cidade e esses dois artistas vão nos emprestar sua arte para enriquecer nossa festa”, afirmou João da Costa.

Celebrar e reverenciar Alceu Valença e José Cláudio é mais do que reconhecer o talento e a importância dos dois artistas, trata-se de uma oportunidade para que população possa aproximar-se um pouco mais destes dois mestres e conhecer melhor suas obras. “Alceu Valença é um compositor responsável por alguns dos maiores sucessos dos carnavais das últimas três décadas. Ele carrega na sua música a alegria e espontaneidade que são também a marca do nosso Carnaval. E José Cláudio traz nos seus traços as paisagens e o cotidiano da cidade, além de retratar também as cores, fantasias e diversidade do Carnaval. São duas merecidas homenagens”, disse o secretário de Cultura, Renato L.

Eu sempre gostei do Carnaval, desde criança, principalmente daquele carnaval de rua, com sol quente e a sombra recortada no chão. Receber essa homenagem justamente neste período é muito bom. É como se fosse um grande outdoor para o meu trabalho, a cidade inteira vestida com minhas obras. Agradeço ao prefeito por ter me escolhido”, disse José Cláudio.

Alceu Valença também agradeceu. “Eu vim muito cedo morar aqui e via o Carnaval passar na minha rua pela janela. Isso tudo foi entrando em mim e o Recife foi me marcando de uma maneira muito especial. Eu fui morar em outra cidade, em outro país, mas as minhas referências, nunca esqueci. Fico lisonjeado e emocionado com tamanha homenagem”, contou.

Desde 2001, a PCR destaca duas personalidades importantes para reverenciar durante o Carnaval. A escolha dos nomes leva em consideração a relevância dos seus trabalhos e a relação íntima dos artistas com a capital pernambucana e com a festa de Momo. Os dois últimos homenageados do Carnaval Multicultural foram a artista plástica Tereza Costa Rego e o Maestro Duda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário