quarta-feira, 12 de outubro de 2011

RITMOS DANÇANTES AGITAM A VIRADA NA PRAÇA DO ARSENAL

A Mostra Audiovisual Nordeste vai proporcionar aos espectadores um panorama da atual produção regional
Cinquenta e duas horas. Esse é o tempo total de filmes que serão exibidos na Mostra Audiovisual Nordeste, que tem início com a Virada Multicultural do Recife e segue até o dia 20 de outubro. A Gerência Operacional de Audiovisual da Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR) fez uma seleção caprichada com curtas, médias e longas-metragem de todos os estados do Nordeste. As exibições acontecem no Cinema Apolo, Cinema São Luiz, Parque 13 de Maio, no Bairro do Ibura, Sítio da Trindade, Biblioteca de Afogados, Museu Murilo La Greca e Fundação Joaquim Nabuco. Toda a programação é gratuita.

A programação da I Virada Multicultural do Recife é abrangente e democrática. Seguindo o tema deste ano, Conexão Nordeste, contactamos realizadores de todos os estados nordestinos. A recepção deles foi muito positiva, todos vibraram com esta ação do Recife”, diz Sérgio Dantas, gerente do audiovisual da Fundação de Cultura. “Esta ação terá outros desdobramentos que deverão beneficiar muito os cineastas, como o ‘Circuito Pernambucano e Nordestino de Audiovisual’, que iremos implantar a partir do próximo ano”, completa.

A Mostra Audiovisual Nordeste vai proporcionar aos espectadores ter acesso a um panorama da atual produção audiovisual do Nordeste, do ano de 2009 até os dias de hoje. Ao todo, são 162 filmes nos formatos de DVD, HD e 35mm. Cada estado será representado por um realizador/produtor, que vai conversar com o público antes das sessões dos cinemas Apolo e São Luiz sobre a produção de sua região. A exemplo dos filmes “Rua Democrata”, de Alagoas, que o diretor Glauber Xavier estará presente; Mateus Damasceno (“Vermelho Imaginário”) representando a Bahia; João Paulo Furtado (“Exílio”) vai falar da produção do Maranhão; entre outros.

Programação especial- A Mostra terá duas sessões com longas-metragens especiais que marcaram a história do cinema brasileiro. Serão eles: “No Tempo de Glauber” (1987), do baiano Roque Araújo, e “Baile Perfumado” (1996), dos pernambucanos Lírio Ferreira e Paulo Caldas. O filme pernambucano, que faz 15 anos em 2011, deu início a retomada da produção local de longas, e foi também uma das principais películas do cinema brasileiro da década de 1990. O “Baile Perfumado” conta a história da relação de um mascate libanês, homem de confiança do Padre Cícero, com o Rei do Cangaço, nos anos 1930, quando tenta fazer um filme com Lampião e seu bando.

“No Tempo de Glauber” mostra o trabalho e o pensamento do cineasta Glauber Rocha numa seleção das 38 horas de películas deixadas por ele quando filmou seu último trabalho. O filme é uma 'colagem' de momentos do cineasta quando rodava A Idade da Terra, problemas surgidos durante as filmagens, cenas inteiras não aproveitadas em Deus e o Diabo na Terra do Sol e fotos do cineasta no início da carreira.

Continuação do projeto - Na semana seguinte, o público terá uma segunda oportunidade de apreciar o audiovisual nordestino. Através de parceria entre a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (FUNDARPE), o Cinema São Luiz exibirá filmes da Most nossa região, entre os dias 18 e 20 de outubro. Serão mais 09 horas de projeção. Confira a programação completa acessando o linkhttp://viradamulticultural.rec.br/linguagens/cinema/ 

Serviço:Mostra Audiovisual Nordeste (Virada Multicultural do Recife)
Dias 14,15,16, 18,19 e 20 de outubro
Exibições no Cinema Apolo, Cinema São Luiz, Parque 13 de Maio, no Bairro do Ibura, Sítio da Trindade, Biblioteca de Afogados, Museu Murilo La Greca e Fundação Joaquim Nabuco



Fonte: prefeitura do Recife

Nenhum comentário:

Postar um comentário